Ser Jovem Boa Nova é...


Por Hamilton Apolônio, Fundador da Comunidade Católica Boa Nova.



                               SER JOVEM BOA NOVA É SER JESUS JOVEM


    A Palavra de Deus nos diz a respeito de Jesus algo muito importante para o entendimento do que é ser Jovem Boa Nova: 

"E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.(Lucas 2,52)"

    Ser jovem boa nova é crescer em todos os sentidos, fisicamente, intelectualmente e espiritualmente, diante de Deus e dos homens. Convido a todos os jovens que desejam beber da espiritualidade que o Senhor nos deu a tomarem consciência de sua responsabilidade consigo mesmo, com a familia e com a sociedade em geral. Posso dizer resumidamente que o jovem boa nova é Jesus na familia, na escola, no lazer, nas amizades, no namoro, nos negócios, na vida profissional e em tudo que se propõe.
    A meta é AMAR E SER AQUILO QUE DEUS QUER. Como filhos amados feitos para amar, o jovem deve aprender a orar com gosto, sem gosto, com desgosto e até a contragosto, consciente que sem essa comunhão com Deus não conseguirá. Na certeza de que sozinhos não podemos, nos unimos em comunidade para melhor viver e lutar.
      Esta palavra deve ser para o jovem boa nova uma orientação segura:
“Jovem, rejubila-te na tua adolescência, e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta”. (Eclesiastes 11,9)
   Deve sempre lembrar que a juventude é uma fase da vida e um tempo de aprendizado. Precisa saber se perdoar pelos erros e aprender deles. Saber ouvir, querer aprender, se conhecer, são necessidades que nao podemos negligenciar. Dizem os sabios que "JOVEM É AQUELE QUE SEMPRE QUER APRENDER E QUEM JÁ NAO QUER APRENDER ENVELHECEU". Que pena que encontramos velhos de 14 anos e que bonito é ver um jovem de 80 anos.
   Nunca se sinta diminuido ou permita sentir-se menos que FILHO AMADO. Deus chamou Davi, Salomão, Samuel, Josué e tantos outros em plena juventude e os capacitou. Todos erraram e acertaram mas cumpriram a vontade de Deus. Na virgem Maria temos o modelo maior de uma chamado em plena juventude encontrando total maturidade e acolhimento. Como disse Paulo a Timóteo digo o mesmo ao jovem boa nova: 
"Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade”. (I Timóteo 4,12)

    Convido o jovem boa nova ser um apaixonado pela bíblia, que encontre as respostas que precisa na Palavra de Deus, revelada e interpretada pelo magistério da Igreja. Tirar uma mensagem diária para viver e ensinar, conhecer Jesus e amá-lo de todo coração. Seja apaixonado por Jesus e o tenha como Deus e Senhor muito acima de qualquer ser humano. É na Palavra de Deus que conseguirá manter pura sua vida, progredir na fé, na vida profissional, familiar e contribuir com a melhoria desse mundo. Essa palavra deve estar gravada na mente do jovem boa nova: “Como um jovem manterá pura a sua vida? Sendo fiel às vossas palavras Senhor”. (Salmos 118,9)

Como disse o nosso querido e saudoso Papa João Paulo II:

"Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias. Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem 'disc man'. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.  Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

Sejamos santos!