sexta-feira, 20 de abril de 2012



Entendendo a santa missa



             Nos dias de hoje podemos presenciar de maneira diária a banalização a cerca da celebração da santa missa. Estes comentários ouvidos de todos os lados, muitas vezes nos influenciam e até mesmo nos tiram do real sentido de uma missa.
Por muitas vezes, também fui alvo destes ataques, que muito me geraram dúvidas. Mas a graça de Deus sempre abundante em minha vida proporcionou-me uma experiência pessoal com Ele, a qual me possibilitou vir até aqui para testemunhar a graça de ter entendido e de poder bem VIVER a celebração da santa missa.
Foi na Comunidade Católica Boa Nova onde fui catequizado e evangelizado. Lá pude receber os primeiros ensinamentos sobre a santa missa. Em meio à juventude e completamente questionador pude fazer perguntas e obter ótimas respostas. Pude entender humanamente o que era a missa, mas algo faltava ser compreendido naquilo tudo. Foi onde pude sentir o próprio Deus a me falar, dizendo que não mais eram necessários entendimentos intelectuais, mas sim um entendimento espiritual profundo, apenas experimentado num encontro pessoal com o próprio Jesus!
Certo dia fui à missa e pedi a Deus que falasse comigo naquele dia. Clamei que Ele se revelasse para mim para que eu pudesse enfim experimentar deste esperado encontro com Ele. Logo quando a missa iniciou pude olhar ao meu redor e observar as pessoas que celebravam junto comigo; percebi cerca de vinte internos (homens que estavam se recuperando do vicio do álcool e outras drogas). Pude observar o comportamento deles durante a missa e vê que naquele momento tudo era diferente. Não existiam mas vícios... fui envolvido por pensamentos  “quem dera que esta missa durasse para sempre nas vidas desses homens... verdadeiramente eles seriam  livres”!  
Depois pude escutar cada uma das leituras e a homilia do padre. Que magnifico foi poder viver e se deixar conduzir pela palavra de Deus! Foi maravilhoso e mesmo com palavras que tanto exigiam de mim, pude me deliciar de tão boas que eram. Mas o melhor de tudo ainda estava por vir. Quando o sacerdote tomou o pão e o vinho e consagrou-os  dizendo “esse é o corpo e o sangue de Cristo”, como num sopro, meu coração foi tomado por uma grande emoção e por uma voz que me dizia “Eu estou aqui”.
 Quando comunguei pude sentir um grande alívio na alma, era como se alguém tivesse tirado um fardo de minhas costas. Logo depois foi possível respirar mais aliviado e no final da celebração quando o padre nos abençoou e disse “ide em paz e o Senhor vos acompanhe”, pude compreender que aquele Cristo que na missa recebi, deveria estar comigo onde quer que eu estivesse; entendi que na verdade a missa nunca pode acabar em nossa vida pois o mesmo Deus  que nos atraiu para Ele, como esta escrito em João 6:44 "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer", é também Aquele que quer estar conosco a todo tempo. Como diz o sacerdote no final de toda santa missa, ao dizer que o Senhor vos acompanhe, ele está dizendo que aquela bendita experiência com Deus, também deve ser levada para nossa vida.
Como nós da Boa Nova rezamos “que o Senhor entrando no meu corpo, entre também em minha vida”. Rezamos assim pedindo a Deus que ao entrar em nosso corpo também possa entrar em tudo o que diz respeito a nossas vidas (pensamentos, sentimentos, atitudes, decisões...), ou seja, que aquela celebração possa ter continuidade em nossas vidas, que aquele bendito encontro com a palavra e com Jesus eucarístico possa ter durabilidade na minha e na sua vida, que a santa missa deixe de ser apenas hábito ou costume ou até mesmo uma obrigação e passe a ser um verdadeiro encontro pessoal com Deus.
Apesar de ter-me extraído no início, quando me referi aos internos (homens que estavam se recuperando do vício do álcool e outras drogas), também era um daqueles que estavam ali em busca de libertação. Ali pude compreender melhor a missa e até hoje busco viver uma grande missa em meu dia-a-dia, pois a eucaristia e a palavra devem ter espaço aberto em nossas vidas. Busco viver a palavra e comungar do corpo e sangue de Cristo e esse tem sido o real motivo de minha libertação, tem sido verdadeiramente SUSTENTO e REMÉDIO para mim.
 É com muita alegria que escrevo, desejando profundamente que o Senhor dê a graça de todo jovem entender e viver a santa missa, assim como um dia eu também entendi e busco viver dia após dia.

Por Rodrigo Sá, missionário aliança Boa Nova.

0 comentários:

Postar um comentário